Johannes G. Gutenberg (1397 - 1468)
É possível efetuar a transmissão de movimento circular entre duas rodas, dois discos ou duas polias através de dois procedimentos básicos: encostando-os ou ligando-os por uma correia ou corrente.
Em ambos os casos costuma-se usar engrenagens cujos dentes se adaptam entre si quando em contato ou se encaixam nos elos da corrente de ligação, para não haver deslizamento ou escorregamento.
Embora na transmissão por contato haja inversão no sentido do movimento, o que não ocorre na transmissão por corrente (ou correia), em ambas as situações as velocidades lineares dos pontos periféricos das duas rodas são iguais, em cada instante. Como se movimentam as bicicletas?
A bicicleta possui uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, ligada a uma coroa dentada de raio menor, chamada pinhão e fixada no eixo da roda traseira. Quando o ciclista pedala, a roda traseira gira com a mesma velocidade angular do pinhão.
O número de voltas dadas pela roda traseira a cada pedalada depende do tamanho relativo das coroas dentadas. Se, por exemplo, o raio do pinhão for quatro vezes menor que o da coroa, para cada volta do pedal e da coroa, o pinhão dará quatro voltas, e a roda traseira também girará quatro vezes.
>
Deixe seu Comentrio:
Temos Atualmente:
Temos Atualmente:
>
Categorias:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário