SOLIDIFICAÇÃO E FUSÃO

> Em: terça-feira, 7 de junho de 2011

A matéria pode existir em três formas

A matéria pode existir em três formas, como gás, líquido ou sólido. No gás, as moléculas se movem livremente em linha reta, chocando-se umas com as outras e contra as paredes do recipiente. No líquido, as moléculas ficam muito próximas uma da outra, porém podem mover-se com certa facilidade, como um menino que avança numa multidão. No sólido, cada molécula tem uma posição fixa em tôrno da qual pode apenas vibrar, isto é, mover-se muito puco para um lado e para outro. Neste capítulo você aprenderá sôbre a quantidade de calor necessária para derreter um sólido como o gêlo e sôbre o calor libertado quando um líquido congela.

O gêlo funde e a água solidifica à mesma temperatura

Se você pudesse ver as moléculas de um pedaço de gêlo que foi respriado até próximo do zero absoluto, você verificaria que elas se agitam muito pouco. Se a temperatura do gêlo fôsse aumentada gradativamente, suas moléculas vibrariam cada vez mais vigorosamente, deslocando-se de distâncias maiores para um lado e para o outro. Suas energias cinéticas aumentariam à medida que o gêlo absorvesse calor. Quando a temperatura chegasse a 0ºC, algo diferente ocorreria. As moléculas vibrariam tão vigorosamente que venceriam as fôrças que as prendem às moléculas vizinhas e começariam a perambular por entre as outras. Em outras palavras, o gêlo se fundiria. Imagine, agora, o que acontece quando você esfria cada vez mais um pouco de água. As moléculas se movem cada vez mais vagarosamente e sua energia decresce. Quando a temperatura atinge 0ºC elas perambulam tão vagarosamente que se podem prender umas as outras para formar um sólido. Em outras palavras, a água se solidifica gradualmente. Após a solidificação de tôda a água, as moléculas, que agora podem apenas vibrar, passam a mover-se mais lentamente à medida que a temperatura decresce. No zero absoluto de temperatura elas vibrariam muito pouco.
Enquanto a água está congelando ou o gêlo fundido, sua temperatura permanece no 0ºC.
Tôdas as substâncias que são formadas de cristais se comportam como gêlo. À medida que suas temperaturas são elevadas suas moléculas vibram mais violentamente até que, à certa temperatura, elas escapam dos seus cristais e a substância se funde. Tôda substância cristalina funde-se e solidifica-se a uma temperatura definida.
Os plásticos não têm temperaturas definidas de fusão.
Você provàvelmente se recorda de que os plásticos, como a borracha, cêra, parafina e manteiga amolecem gradualmente quando são aquecidos, e por êles podem ser moldados. Nos plásticos, algumas moléculas são prêsas mais fortemente às suas vizinhas do que outras. Os plásticos não têm pontos de fusão definidos. Assim, a manteiga se funde entre 33ºC e 39ºC.

A água se dilata quando congela

As substâncias, em sua maioria, se contraem quando solidificam, mas a água expande-se. Se você coloca uma garrafa de leite no congelador de modo que o leite solidifique, seu volume aumenta de 10 por cento. Nos lugares muito frios, a água pode-se congelar no inverso, no radiador dos automóveis e arrebentar os canos. O mesmo pode acontecer nos encanamentos das casas. O congelamento da água fas a água dilatar-se e arrebentar os canos.

Conseqüências práticas da expansão do gêlo e de outras substâncias

É muito desagradável encontrar-se o carro numa manhã de inverno com o radiador congelado e danificado, num lugar muito frio. Isso pode ser evitado colocando na água substâncias que só a deixam congelar a temperaturas muito abaixo de 0ºC. A expansão da água ao congelar-se pode -ser, porém, muito útil. Ela auxilia os agricultores nas regiões muito frias; isso porque a água, ao congelar-se nas rachaduras extremamente finas das rochas, as fragmenta, contribuindo para a formação de solo arável. Outro efeito é ainda mais importante. Se a água se contraísse ao solidificar, o gêlo formado na superfície dos lagos no inverno rigoroso seria mais denso que a água e iria para o fundo. No verão seguinte o gêlo, no fundo, ficaria isolado pela água acima dêle e não fundiria. Ano após ano, mais gêlo se acumularia até que o lago todo se congelasse. O mesmo acontecendo nos mares, a maior parte da água se congelaria com perigo para a sobrevivência dos sêres vivos.

(A) O gêlo flutua porque é menos denso que a água. (B) Cêrca de nove décimos de um "iceberg" estão submersos.
Além da água, o antimônio e outras poucas substâncias dilatam-se ao solidificarem. Tipos metálicos para impressão contêm antimônio para se dilatarem e compensar a contração dos outros metais, de modo que o tipo pode ser feito derramando o metal líquido em moldes. A maioria das substâncias se contrai na solidificação. As moedas devem ser cunhadas em moldes por compressão. Se elas fôssem feitas em moldes fixos, o metal se contrairia quando solidificado e não encheria completamente o molde, ficando com uma das faces imperfeita.

A parafina se contrai quando solidifica.

O aumento da pressão baixa o ponto de fusão

Aperte dois pedaços de gêlo um contra o outro e solte-os então. A pressão aumentada nos pontos em que os dois pedaços se tocam faz o gêlo se fundir aí. Diminuindo a pressão, os dois pedaços se ligam pela congelação da água entre êles.
Apertando um pouco de neve na mão produz-se a fusão de uma parte dela pela pressão. Ao soltar a neve, as partículas se juntam pelo congelamento da água formando uma bola dura (faça a experiência com a "neve" que se forma no congelador de sua geladeira). O aumento da pressão baixa o ponto de fusão do gêlo. A diminuição da temperatura de fusão é muito pequena. Um aumento de pressão de 1.000 atmosferas, mais de 1 tonelada por centímetro quadrado, faria baixar a temperatura de fusão de apenas 5,7ºC.
Para demonstrar o abaixamento do ponto de fusão pela pressão, suspenda dois pesos por um arame fino, colocado sôbre um bloco de gêlo. A pressão sob o fio faz com que êste penetre lentamente no gêlo. À medida que o arame se move lentamente para cima, calor será tomada da água acima do fio para derreter o gêlo, e a água acima do fio se congelará novamente e o gêlo se refaz. (O nome dado a essa fusão por pressão e re-solificação é regêlo).

A pressão baixa o ponto de fusão. A pressão do arame funde o gêlo abaixo dêle. Porque a água acima do arame se congela novamente?

Que é calor de fusão?

Se colocar um pedaço grande de gêlo numa panela sôbre uma chama, diversos minutos serão necessários para fundir o gêlo sem que a temperatura se altere. Durante a fusão, o calor da chama é utilizado para derreter o gêlo sem elevar sua temperatura. Calor de fusão é a quantidade de calor necessária para fundir uma unidade de pêso de uma substância sem mudar sua temperatura.
Calor (Q) = pêso (P) X calor de fusão (Qf)
Você pode determinar a quantidade de calor necessária para fundir 1 grama de gêlo do seguinte modo: Pese um bloco de gêlo a 0ºC, do tamanho aproximado de uma laranja, e coloque num vaso. Aqueça uma quantidade igual de água a 80ºC e derrame-a no gêlo. Após a fusão total do gêlo a temperatura da água será pràticamente de 0ºC. Cada grama de água inicial cedeu ao gêlo, ao esfriar-se, 80 calorias, fundindo igual quantidade de gêlo. Oitenta calorias são a quantidade de calor necesária para fundir 1 grama de gêlo sem elevar sua temperatura.

Um gama de gêlo + 80 calorias = um grama de água.
Exemplo: Que quantidade de calor é necessária para fundir 30 g* de gêlo a 0ºC e aquecer a água resultante a 60ºC?
Pêso do gêlo = 30g*
temperatura à qual a água é aquecida = 60ºC.

Determinar o calor necessário para fundir o gêlo e aquecer a água a 60ºC.
Pêso X calor de fusão = calorias para fundir o gêlo;
30g* X 80 cal./g* = 2.400 cal.
Pêso X calor específico X variação de temperatura = calorias para aquecer a água.

RESUMO

O gêlo se funde e a água congela à mesma temperatura.
Substâncias cristalinas têm pontos de fusão definidos, o que não ocorre com outras substâncias.
A maioria das substâncias se contraem ao se solidificarem, mas a água se expande.
O calor de fusão da água é de 80 calorias por grama.
> Deixe seu Comentrio:
Temos Atualmente:
> Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário