Sinto-me como se tivesse sido sempre apenas um menino brincando na praia...
Ora encontrando um pedregulho polido, ora uma linda concha...
Enquanto o grande oceano da verdade jaz inexplorado...
Diante de mim. (Sir Isaac Newton, em seu octogésimo aniversário).
Cinzas colocadas sôbre a mesa aumentarão o atrito; o bloco percorrerá numa, distância menor. Polindo o bloco e a mesa, você conseguirá fazer o bloco ir mais longe com a mesma velocidade inicial.
Se você pudesse reduzir o atrito a zero, a que distância iria o bloco se a mesa fôsse muito longa? Sir Isaac Newton, um dos maiores físicos que já existiram, respondeu a essa questão há cêrca de dois séculos e meio.
Sua primeira lei de movimento diz que se nenhuma fôrça externa atua num corpo, êle continuará em repouso ou a mover-se em linha reta com velocidade constante.
O tijolo tende a permanecer em repouso e portanto exerce uma fôrça contra os dedos do menino. O passageiro do carro tendeu a continuar em movimento; o tijolo tendeu a continuar em repouso. À tendência de um corpo a continuar em movimento ou em repouso nós chamamos de inércia .
Ui ! Por que o tijolo machucou o seu pé?
"Eu avisei para que não parasse tão de repente!"
Coloque um livro sôbre uma fôlha de papel. Puxe ràpidamente o papel, horizontalmente, que o livro continuará em sua posição. Coloque uma bola de gude sôbre um cartão apoiado num copo.
Dê um piparote no cartão que êle sairá do copo e a inércia da bola se oporá à sua aceleração.
Ela ficará onde estava e cairá no copo. Empilhe vários blocos de madeira e bata com um martelo, horizontalmente, sôbre o bloco de baixo da pilha. Você pode fazê-lo saltar tão ràpidamente que todos os outros ficarão para trás.
A môça bate um prego num pedaço de madeira colocado sôbre um pesado bloco de chumbo.
Êsse bloco sendo muito pesado resiste a ser pôsto em movimento. A pancada não machuca a cabeça do homem. A inércia se opõe a começar ou a parar o movimento de um corpo .
Inércia. Dê um piparote no cartão fazendo-o saltar. A bola de gude, tendo inércia, cairá no copo.
A aluna bate um prego. O professor não se incomoda.
A inércia no jantar. A mesa era, na realidade, um carro de aceleração usado para testar equipamentos de aviões. O carro foi retirado tão ràpidamente que deixou os pratos e a galinha assada no ar!
Cuidado com a derrapagem! Quanto maior a força de atrito, tanto mais depressa o carro pára.
É a fôrça não-equilibrada, resultante, que acelera ou retarda o movimento do corpo.
A fôrça aceleradora que atua numa lancha é a resultante da fôrça para a frente exercida pela hélice e pela resistên cia do atrito. Um campeão norte-americano, Mal Whitfield, da Universidade de Ohio, consegue uma arrancada mais rápida para a corrida de 400 metros. OA é a fôrça sôbre seu corpo.
Essa fôrça, tem duas componentes:
OA equilibra seu pêso; a fôrça não-equilibrada, OB, o acelera para a frente.
Mal Whitfield consegue uma arrancada rápida. A força OA atua em seu corpo. A componente OC é igual a seu pêso. Que força o acelera para frente?
Experiências provaram que dobrando a fôrça que atua num corpo, você dobra a aceleração. A segunda lei de Newton é a seguinte:
A aceleração de um corpo é diretamente proporcional à fôrça que nêle age.
Suponha que você exerça sôbre um corpo uma fôrça igual ao pêso do mesmo. Você, então, acelera o corpo de 9,8m/s/s ou 1g. Para acelerá-lo de 98m/s/s você deve exercer uma fôrça de 10 vêzes o seu pêso.
Suponha que você puxe um carro de brinquedo pesando 1 quilograma com uma fôrça de 1/4 quilograma .
Você o acelerará de 2,45m/s/s (1/4g) se o atrito fôr nulo. Se você puxar com o dóbro dessa fôrça, você acelerará o carro do dôbro dêsse valor, ou seja de 1/2g, ou 4,9m/s/s. Suponha que você puxe a corda com uma fôrça de 1 quilograma, igual ao pêso do carro. Então você acelerará de 1g, ou de 9,8m/s/s.
A aceleração é diretamente proporcional à fôrça resultante.
A aceleração é proporcional a força. (A) A fêrça de kg* 1/4kg* acelera um carro de 1kg* de 2,45m/s/s, ou 1/4g; (B) 1/2kg* o acelera de 4,9m/s/s, ou 1/2g; (C) 1kg* o acelera de 9,8m/s/s, ou 1g.
Então:

Pêso do rapaz (P) = 50kg*
Fôrça de atrito (f) = 5kg*
Ache o retardamento (a).
a = 9,8m/s/s x 1/10 = 0,98m/s/s. (Isso é 1/10g, ou 1/10 da aceleração da gravidade).
Quando você está num elevador parado ou em movimento com velocidade constante, a fôrça, para cima, do soalho contra os seus pés é igual à fôrça, para baixo, do seu péso. Suponha que o elevador suba com velocidade constante.
As duas fôrças continuam iguais porque você não está acelerado. O elevador acelera-se para cima; apesar de que o pêso do rapaz seja 60kg*, a balança marca 75kg*. A fôrça, para cima, da balança é maior que o pêso do rapaz.
O excesso de fôrça para cima, de 15kg*, o acelera para cima. O excesso, isto é, a fôrça resultante, e de um quarto de seu pêso. De quanto êle acelera?
Fôrças não-equilibradas produzem aceleração. (A) Quando o elevador está parado ou se move em velocidade constante, a força para cima (da balança) é igual ao pêso do rapaz. (B) A balança empurra para cima com uma fôrça maior que seu pêso. De quanto o excesso de fôrça para cima (15kg*) o acelera?
Se os cabos de um elevador se rompessem, os passageiros cairiam livremente, Seus pesos aparentes seriam zero .
O elevador cai livremente. Os passageiros parecem não ter pêso. Êles ficam fàcilmente suspensos no ar.
Quando um pára-quedista salta de um avião, seu peso inicialmente o acelera de 1g.
Enquanto seu pêso fôr maior que a resistência do ar, êle continuará a acelerar. Quando êle abre o para-quedas, a resistência do ar faz sua velocidade diminuir até que a fôrça de resistência para cima se torne igual à fôrça da gravidade, para baixo. Então êle continua a descer com velocidade constante.
Fôrças em equilíbrio - Velocidade consante. Por que êle não se acelera?
Fôrça para a frente que atua no reboque é igual à fôrça para trás do atrito que se opõe ao movimento. As duas fôrças se equilibram de modo que o reboque se move com velocidade constante. Suponha que o carro exercesse sôbre o reboque uma fôrca de 26kg*, 1kg* maior que o atrito. O excesso de fôrca para a frente aceleraria o carro. O que aconteceria se a fôrça para a frente fôsse apenas de 2,4kg*?
Lembre-se de que na equação representa a fôrça resultante, não-equilibrada, que atua sôbre o corpo de pêso P.
O reboque está acelerando ou viajando com velocidade constante? Por que?
Pêso é uma fôrça. Massa de um corpo é a quantidade de matéria dêle. Massa e inércia são intimamente relacionadas. Uma locomotiva cuja massa é grande, é difícil de ser acelerada ou retardada, Um carrinho de criança e fácil de ser acelerado ou retardado. Para distinguir entre massa e pêso, lembre-se de que o pêso de um corpo pode variar, mas não sua massa.6
O pêso de um corpo depende de sua distância ao centro da Terra. Suponha que você pesou um quilo de doce no Rio de Janeiro, usando uma balança de mola, e depois pesou-o em São Paulo, 850 metros mais longe do centro da Terra.
Em São Paulo a Terra atrairá o doce menos fortemente do que no Rio de Janeiro. O doce pesaria portanto um pouquinho menos.
A Terra não é uma esfera perfeita, mas é um pouco achatada nos pólos. Se você viajasse do Pólo Norte ao Equador, sua distância ao centro da Terra aumentaria de 20 quilômetros. Por causa dêsse aumento o seu pêso, medido numa balança de mola, diminuiria de cêrca de meio quilo.
O pêso de um corpo depende de sua posição.7
A massa de um corpo, ou a quantidade de matéria dêle, é constante. A massa de um corpo não depende da altitude ou da latitude.
Como a massa de um quilo de doce não depende de sua posição, o doce tem exatamente a mesma quantidade de alimento no Rio de Janeiro que em São Paulo, na superfície da Lua ou em qualquer outro lugar.
A seguinte história pode auxiliá-lo a lembrar-se da diferença entre massa e peso: Certa vez um mineiro no Alasca confiou a um amigo uma certa quantidade de ouro para levar para os Estados Unidos.
Êles pesaram cuidadosamente o ouro numa balança de mola. Quando o ouro foi entregue êle pesava menos do que antes. O amigo foi prêso por roubo. O Juiz, porém, mandou soltá-lo quando um físico explicou porque o pêso do ouro diminuíra.
A sua massa também mudou?
O pêso de 4 toneladas de açúcar muda de menos de um quilograma quando você o envia do Rio de Janeiro para São Paulo. Usualmente nós não nos preocupamos com diferenças tão pequenas.
Os físicos no entanto querem que sua ciência seja muito precisa; por isso êles usam mais a massa que o pêso.
O padrão internacional de massa é um cilindro de platina iridiada que se chama quilograma padrão.
É a unidade de massa no sistema métrico e a representamos pela abreviação kg.
No sistema C.G.S., a unidade de massa é o grama, g, que é a miIésima parte do quilograma.
Essas unidades não devem ser confundidas com as unidades de fôrça, o quilograma-fôrça, kg*, e o grama-fôrca, g*.
Assim, a fôrça de um grama é igual a 980 dinas:
1g* = 980 dinas
Podemos escrever a equação:
Nessa equação, é a massa, m, do corpo que é acelerado.
A massa é constante, não depende do lugar, porque qualquer variação no pêso de um corpo produz uma variação proporcional em g.
Usando essa equação, lembre-se de que:
1 dina = 1 grama massa x 1cm/s/s
(a) f = ma = 10g x 490cm/S2 = 4900 g cm/S2 = 4900 dinas.
(b) 1g* = 980 dinas, logo 4900 dinas = 5g*.
Com que fôrça uma atrai a outra?
Com uma fôrca de pouco mais que 10 bilionésimos do grama pêso. Uma bola de chumbo de 5 toneladas atrai uma bola de gôlfe colocada em sua superfície com uma fôrça menor que o pêso de um mosquito!
Como é que a atração depende da distância?
Se você afastasse a bola de chumbo, você diminuiria a fôrça de atração. Na realidade, dobrando a distância de seus centros você diminuiria a fôrça atrativa para um quarto do valor anterior. Tornando a distância três vêzes maior você diminuiria a fôrça para um nono do seu valor inicial.
Na superfície da Terra, você está a 6.000km de seu centro.
Suponha que você pudesse subir a 6.000 quilômetros acima da superfície da Terra. Então a sua distância ao centro da Terra teria dobrado. Você pesaria, então, apenas um quarto do que pesa agora.
Se você subisse a 12.000 quilômetros acima da superfície, sua distância ao centro da Terra seria de 18.000 quilômetros. Seu pêso seria apenas um nono do que é agora.
A atração gravitacional entre corpos comuns, tais como bolas de gude, é extremamente pequena. A Terra é tão grande e tem tanta massa que a fôrça com que você é atraído por ela não é mais desprezível, é o seu pêso.
A Terra atrai a Lua com uma fôrça que romperia um enorme cabo de aço, de 3.000 quilômetros de grossura! Essa fôrça impede que a Lua saia pelo espaço afora.
Você talvez esteja pensando na razão de a Lua não cair na Terra, devido à sua atração. Essa é uma outra história. Você a lerá no capítulo seguinte.
Do mesmo modo que a Terra atrai a Lua, o Sol atrai a Terra e a mantém em sua órbita. A gravitacão se estende a tudo. É universal.
Entretanto, algumas vêzes, os melhores motoristas sofrem colisões. Os especialistas aconselham o uso de alguns dispositivos que poderiam impedir injúrias fatais nos motoristas, em caso de acidente.
Quando um carro colide com outro ou com uma árvore, o retardamento do carro (desaceleração) pode ser tão pequeno quanto 2g ou tão grande quanto 20g.
Os ocupantes do carro continuam a mover-se para a frente. Experiências feitas com bonecos mostram que o motorista é usualmente lançado contra o volante e pode atingir a parte superior do vidro pára-brisa.
O passageiro que está à direita do motorista lança-se contra o vidro pára-brisa o a parte superior do painel de instrumentos.
Os passageiros do assento de trás freqüentemente são lançados para a frente, por cima. dos assentos dianteiros e também atingem o pára-brisa. Nos acidentes, as contusões na cabeça são as mais freqüentes.
Você pode instalar dispositivos protetores no seu carro. Cintos de segurança, firmemente presos ao carro, ajudarão a manter o motorista e os passageiros em seus assentos.
Cubra o volante com uma proteção para o tórax e ponha almofadas na parte superior do painel de instrumentos.
A almofada deve conter material de pequena densidade que absorve prontamente energia quando atingido.
Cuidado! (A) Em uma colisão, os passageiros continuam a mover-se para a frente. (B) Cintos de segurança reduzem as contusões.
Experimentando cintos de segurança nos automóveis. O volante também está dotado de uma almofada para proteger o tórax do motorista.
A fôrça que seu punho exerce é igual à fôrça oposta exercida pelo saco em seu punho. Chamamos à fôrça, que atua no saco de boxe, de ação e à fôrça em seu punho, de reação.
Cada fôrça de ação é gêmea de uma fôrça de reação. Elas atuam em corpos diferentes. A ação e a reação são sempre iguais. Elas devem atuar em corpos diferentes. Essa é a terceira lei do movimento de Newton.
Num programa de rádio foi feita a pergunta: num choque de um automóvel com um caminhão, qual recebe o maior impacto? Naturalidade, nenhum dos dois, é a resposta; as duas fôrças eram iguais .
Você poderia perguntar por que o pequeno carro foi mais danificado que o caminhão, mas você mesmo poderá, com tôda a certeza, responder a essa pergunta.
Quando você dá um tiro de espingarda, a fôrça para a frente que acelera a bala é igual à fôrça de reação que atua na arma. Essa fôrça faz a espingarda "dar um coice" no seu ombro .


Os gases são atirados continuamente para fora pela fôrça de ação. Êles exercem sobre o tubo uma fôrça de reação igual e contrária, que faz o foguete subir .
Muita gente pensa que os gases empurrando o ar produzem a fôrça, mas isso não é verdade. Os foguetes funcionam melhor no vácuo.
Um foguete de dois estágios. Quando o estágio maior usou seu combustível para atravessar a atmosfera terrestre, o estágio menor acendeu-se e atingiu uma altura de 400km. Aqui está a partida do foguete.
O estágio menor está em cima do maior. Que está fazendo a fôrça de ação? a fôrça de reação?
Você pode fazer uma demonstração do funcionamento de um foguete soltando um balão de borracha bem cheio, sem amarrar sua abertura. O ar será forçado a sair dêle e a fôrça de reação fará o balão mover-se ràpidamente pela sala.
Foguete de três estágios para ir à Lua. O terceiro estágio atinge a velocidade de 40000km por hora necessária para escapar da terra.
A distância à Lua é, entretanto, 384.000 km. Pesquisas intensas estão sendo realizadas nesse domínio e os cientistas norte-americanos e soviéticos já enviaram satélites, com um homem a bordo, em redor da Terra.
Para que um foguete possa escapar da atração gravitacional da Terra, êle deve atingir uma velocidade de 40.000 km por hora.
Cada estágio aumentará a velocidade do foguete e em seguida se desprenderá, quando o combustível armazenado nêle exaurir. O motor do primeiro estágio de um tipo de foguete queima uma mistura de óleo combustível e um oxidante líquido e produzirá um empuxo de cêrca de 100.000kg*.
Grimpas de grafite, automaticamente controladas, podem ser colocadas no jato para desvia-lo um pouco e, portanto, para guiar o foguete. Quando todo o combustível do primeiro estágio se tiver queimado, o foguete atingirá uma altura de 80 km e uma velocidade de 10.400km por hora. Então o primeiro estágio cairá.
O motor do segundo estágio terá um empuxo de cêrca de 10.000kg* e levará o foguete a uma altura de 500km e a uma velocidade de 22 500km por hora. O terceiro estágio, com um empuxo de 1000kg*, levará o foguete à velocidade de escape de cêrca de 40.000 km por hora, com a qual êle pode atingir a Lua.
Eis alguns pontos importantes a serem lembrados sôbre foguetes.
1. Os foguetes não precisam de ar para funcionar. Êles transportam o seu próprio oxigênio.
2. Quanto maior a quantidade de combustível transportada por um foguete, comparada com o "pêso morto" do corpo do foguete, tanto maior será a velocidade atingida pelo foguete.O "pêso morto" também tem de ser acelerado, de modo que quanto menor êle fôr, tanto melhor.
3. A velocidade final do foguete aumenta à medida que aumenta a velocidade de exaustão do jato. Portanto, os jatos de alta velocidade são os melhores.
4. Os foguetes providos de motores que usam combustíveis químicos provàvelmente não serão capazes de levar o homem à Lua. Só os motores nucleares conseguirão fazer isso.
Um chute, no jogo americano de football. Qual a fôrça de ação ? Qual a de reação? O que essa fotografia mostra sôbre a compressibilidade dos gases? O que aconteceu com as moléculas do ar dentro da bola?
Primeira Lei de movimento de Newton. Se nenhuma fôrça resultante age num corpo, êle continua a se mover em linha reta com velocidade constante.
Segunda Lei de Newton: A aceleração de um corpo é proporcional à fôrça resultante que nêle atua.
Sempre que você exerce uma fôrça num corpo êle exerce urna fôrça igual e oposta em você.
A fôrça exercida no corpo é chamada ação e a fôrça oposta que êle exerce é chamada reação.
Terceira Lei de Newton. A ação e a reação são iguais. Elas agem sôbre corpos diferentes.
Massa de um corpo é a quantidade de matéria existente nêle e não depende de sua posição.
Pêso de um corpo é a atração que a Terra exerce sôbre êle e depende de sua posição.
Lei de gravitação universal de Newton: Dois corpos quaisquer se atraem com uma fôrça diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância de seus centros.
Ora encontrando um pedregulho polido, ora uma linda concha...
Enquanto o grande oceano da verdade jaz inexplorado...
Diante de mim. (Sir Isaac Newton, em seu octogésimo aniversário).
E necessária uma fôrça
para diminuir a velocidade de um corpo. Imagine que você dê um empurrão num bloco de madeira sôbre uma longa mesa. O atrito fará o movimento do bloco retardar-se até que êste pare.Cinzas colocadas sôbre a mesa aumentarão o atrito; o bloco percorrerá numa, distância menor. Polindo o bloco e a mesa, você conseguirá fazer o bloco ir mais longe com a mesma velocidade inicial.
Se você pudesse reduzir o atrito a zero, a que distância iria o bloco se a mesa fôsse muito longa? Sir Isaac Newton, um dos maiores físicos que já existiram, respondeu a essa questão há cêrca de dois séculos e meio.
Sua primeira lei de movimento diz que se nenhuma fôrça externa atua num corpo, êle continuará em repouso ou a mover-se em linha reta com velocidade constante.
A inércia de um corpo se opõe à sua aceleração.
Um automóvel em movimento choca-se contra um poste elétrico. Um passageiro continua a mover-se até chocar-se contra o vidro ou contra o banco da frente. Um menino dá um chute numa caixa de papelão, pensando que ela esteja vazia; na realidade ela contém um tijolo!O tijolo tende a permanecer em repouso e portanto exerce uma fôrça contra os dedos do menino. O passageiro do carro tendeu a continuar em movimento; o tijolo tendeu a continuar em repouso. À tendência de um corpo a continuar em movimento ou em repouso nós chamamos de inércia .


Coloque um livro sôbre uma fôlha de papel. Puxe ràpidamente o papel, horizontalmente, que o livro continuará em sua posição. Coloque uma bola de gude sôbre um cartão apoiado num copo.
Dê um piparote no cartão que êle sairá do copo e a inércia da bola se oporá à sua aceleração.
Ela ficará onde estava e cairá no copo. Empilhe vários blocos de madeira e bata com um martelo, horizontalmente, sôbre o bloco de baixo da pilha. Você pode fazê-lo saltar tão ràpidamente que todos os outros ficarão para trás.
A môça bate um prego num pedaço de madeira colocado sôbre um pesado bloco de chumbo.
Êsse bloco sendo muito pesado resiste a ser pôsto em movimento. A pancada não machuca a cabeça do homem. A inércia se opõe a começar ou a parar o movimento de um corpo .



As fôrças resultantes aceleram os corpos
Chute com pouca fôrça uma bola de futebol; ela se moverá lentamente. Chute com mais fôrça; ela sairá com maior velocidade. Você produziu maior aceleração. Quando você freia o carro, o atrito entre os pneus e a estrada retarda o seu movimento. Uma estrada sêea de concreto prende fortemente os pneus e faz o carro parar ràpidamente, numa curta distância. Uma estrada gelada produz menor atrito; a distância percorrida antes de parar é maior.
É a fôrça não-equilibrada, resultante, que acelera ou retarda o movimento do corpo.
A fôrça aceleradora que atua numa lancha é a resultante da fôrça para a frente exercida pela hélice e pela resistên cia do atrito. Um campeão norte-americano, Mal Whitfield, da Universidade de Ohio, consegue uma arrancada mais rápida para a corrida de 400 metros. OA é a fôrça sôbre seu corpo.
Essa fôrça, tem duas componentes:
OA equilibra seu pêso; a fôrça não-equilibrada, OB, o acelera para a frente.

Experiências provaram que dobrando a fôrça que atua num corpo, você dobra a aceleração. A segunda lei de Newton é a seguinte:
A aceleração de um corpo é diretamente proporcional à fôrça que nêle age.
Suponha que você exerça sôbre um corpo uma fôrça igual ao pêso do mesmo. Você, então, acelera o corpo de 9,8m/s/s ou 1g. Para acelerá-lo de 98m/s/s você deve exercer uma fôrça de 10 vêzes o seu pêso.
Suponha que você puxe um carro de brinquedo pesando 1 quilograma com uma fôrça de 1/4 quilograma .
Você o acelerará de 2,45m/s/s (1/4g) se o atrito fôr nulo. Se você puxar com o dóbro dessa fôrça, você acelerará o carro do dôbro dêsse valor, ou seja de 1/2g, ou 4,9m/s/s. Suponha que você puxe a corda com uma fôrça de 1 quilograma, igual ao pêso do carro. Então você acelerará de 1g, ou de 9,8m/s/s.
A aceleração é diretamente proporcional à fôrça resultante.

Como pode você calcular a aceleração?
Quando você puxou o carro para a frente com uma fôrça resultante igual a seu pêso, você o acelerou de 1 g, ou exatamente do mesmo valor que a fôrça da gravidade o aceleraria se êle pudesse cair suponha que uma fôrça resultante f age num corpo de pêso P, produzindo uma aceleração a.Então:

Exemplo:
Um rapaz pesando 50kg* patina num pátio cimentado. Se a força de atrito nos patins é de 5kg*, qual é seu retardamento?Pêso do rapaz (P) = 50kg*
Fôrça de atrito (f) = 5kg*
Ache o retardamento (a).

Fôrças resultantes e aceleração.
Quando várias fôrças atuam sôbre um corpo, sua resultante o acelera. Quando você se senta numa cadeira, a fôrça dela para cima equilibra a fôrça para baixo de seu pêso. A fôrça resultante que atua em você é nula; portanto você não é acelerado. Você fica em equilíbrio.Quando você está num elevador parado ou em movimento com velocidade constante, a fôrça, para cima, do soalho contra os seus pés é igual à fôrça, para baixo, do seu péso. Suponha que o elevador suba com velocidade constante.
As duas fôrças continuam iguais porque você não está acelerado. O elevador acelera-se para cima; apesar de que o pêso do rapaz seja 60kg*, a balança marca 75kg*. A fôrça, para cima, da balança é maior que o pêso do rapaz.
O excesso de fôrça para cima, de 15kg*, o acelera para cima. O excesso, isto é, a fôrça resultante, e de um quarto de seu pêso. De quanto êle acelera?

Se os cabos de um elevador se rompessem, os passageiros cairiam livremente, Seus pesos aparentes seriam zero .

Quando um pára-quedista salta de um avião, seu peso inicialmente o acelera de 1g.
Enquanto seu pêso fôr maior que a resistência do ar, êle continuará a acelerar. Quando êle abre o para-quedas, a resistência do ar faz sua velocidade diminuir até que a fôrça de resistência para cima se torne igual à fôrça da gravidade, para baixo. Então êle continua a descer com velocidade constante.

Fôrça para a frente que atua no reboque é igual à fôrça para trás do atrito que se opõe ao movimento. As duas fôrças se equilibram de modo que o reboque se move com velocidade constante. Suponha que o carro exercesse sôbre o reboque uma fôrca de 26kg*, 1kg* maior que o atrito. O excesso de fôrca para a frente aceleraria o carro. O que aconteceria se a fôrça para a frente fôsse apenas de 2,4kg*?


Que é massa de um corpo?
Muita gente, confunde massa com pêso. O pêso de um corpo é a fôrça com que a Terra o puxa.Pêso é uma fôrça. Massa de um corpo é a quantidade de matéria dêle. Massa e inércia são intimamente relacionadas. Uma locomotiva cuja massa é grande, é difícil de ser acelerada ou retardada, Um carrinho de criança e fácil de ser acelerado ou retardado. Para distinguir entre massa e pêso, lembre-se de que o pêso de um corpo pode variar, mas não sua massa.6
O pêso de um corpo depende de sua distância ao centro da Terra. Suponha que você pesou um quilo de doce no Rio de Janeiro, usando uma balança de mola, e depois pesou-o em São Paulo, 850 metros mais longe do centro da Terra.
Em São Paulo a Terra atrairá o doce menos fortemente do que no Rio de Janeiro. O doce pesaria portanto um pouquinho menos.
A Terra não é uma esfera perfeita, mas é um pouco achatada nos pólos. Se você viajasse do Pólo Norte ao Equador, sua distância ao centro da Terra aumentaria de 20 quilômetros. Por causa dêsse aumento o seu pêso, medido numa balança de mola, diminuiria de cêrca de meio quilo.
O pêso de um corpo depende de sua posição.7
A massa de um corpo, ou a quantidade de matéria dêle, é constante. A massa de um corpo não depende da altitude ou da latitude.
Como a massa de um quilo de doce não depende de sua posição, o doce tem exatamente a mesma quantidade de alimento no Rio de Janeiro que em São Paulo, na superfície da Lua ou em qualquer outro lugar.
A seguinte história pode auxiliá-lo a lembrar-se da diferença entre massa e peso: Certa vez um mineiro no Alasca confiou a um amigo uma certa quantidade de ouro para levar para os Estados Unidos.
Êles pesaram cuidadosamente o ouro numa balança de mola. Quando o ouro foi entregue êle pesava menos do que antes. O amigo foi prêso por roubo. O Juiz, porém, mandou soltá-lo quando um físico explicou porque o pêso do ouro diminuíra.
A sua massa também mudou?
O pêso de 4 toneladas de açúcar muda de menos de um quilograma quando você o envia do Rio de Janeiro para São Paulo. Usualmente nós não nos preocupamos com diferenças tão pequenas.
Os físicos no entanto querem que sua ciência seja muito precisa; por isso êles usam mais a massa que o pêso.
O padrão internacional de massa é um cilindro de platina iridiada que se chama quilograma padrão.
É a unidade de massa no sistema métrico e a representamos pela abreviação kg.
No sistema C.G.S., a unidade de massa é o grama, g, que é a miIésima parte do quilograma.
Essas unidades não devem ser confundidas com as unidades de fôrça, o quilograma-fôrça, kg*, e o grama-fôrca, g*.
- Unidade absoluta de fôrça.
O pêso do quilograma padrão mantido em Paris variaria se êle fôsse transportado para outros lugares, o alto de uma montanha, por exemplo. Os cientistas precisam de unidades absolutas, que não dependem da posição. Êles escolheram para unidade absoluta de fôrça no sistema C.G.S. o dina. Um dina é a fôrça que produz num corpo de 1 grama de massa a aceleração de um centímetro por segundo por segundo. A fôrça com que a Terra atrai, ao nível do mar e à latitude 45ºN, um corpo cuja massa é um grama constitui o grama-fôrça, g*, e comunica a êsse corpo uma aceleração de 980 centímetros por segundo por segundo.Assim, a fôrça de um grama é igual a 980 dinas:
1g* = 980 dinas
:


Do seguinte modo:


Portanto:
f = m x aUsando essa equação, lembre-se de que:
1 dina = 1 grama massa x 1cm/s/s
Exemplo:
Que fôrça em (a) dinas e (b) gramas é necessária para acelerar um corpo de 10 gramas de massa, de 490cm/s2?(a) f = ma = 10g x 490cm/S2 = 4900 g cm/S2 = 4900 dinas.
(b) 1g* = 980 dinas, logo 4900 dinas = 5g*.
A lei da gravitação de Newton.
A Terra atrai tudo que esteja em sua superfície: pedras, mesas, pedaços de giz. Na realidade, todos os corpos do Universo atraem todos os outros corpos. Segure uma moeda de 1 cruzeiro próximo a uma moeda de 10 centavos.Com que fôrça uma atrai a outra?
Com uma fôrca de pouco mais que 10 bilionésimos do grama pêso. Uma bola de chumbo de 5 toneladas atrai uma bola de gôlfe colocada em sua superfície com uma fôrça menor que o pêso de um mosquito!
Como é que a atração depende da distância?
Se você afastasse a bola de chumbo, você diminuiria a fôrça de atração. Na realidade, dobrando a distância de seus centros você diminuiria a fôrça atrativa para um quarto do valor anterior. Tornando a distância três vêzes maior você diminuiria a fôrça para um nono do seu valor inicial.
Newton enunciou sua famosa lei de gravitação universal do seguinte modo:
Dois corpos quaisquer no universo se atraem com uma fôrça diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância de seus centros.Na superfície da Terra, você está a 6.000km de seu centro.
Suponha que você pudesse subir a 6.000 quilômetros acima da superfície da Terra. Então a sua distância ao centro da Terra teria dobrado. Você pesaria, então, apenas um quarto do que pesa agora.
Se você subisse a 12.000 quilômetros acima da superfície, sua distância ao centro da Terra seria de 18.000 quilômetros. Seu pêso seria apenas um nono do que é agora.
A atração gravitacional entre corpos comuns, tais como bolas de gude, é extremamente pequena. A Terra é tão grande e tem tanta massa que a fôrça com que você é atraído por ela não é mais desprezível, é o seu pêso.
A Terra atrai a Lua com uma fôrça que romperia um enorme cabo de aço, de 3.000 quilômetros de grossura! Essa fôrça impede que a Lua saia pelo espaço afora.
Você talvez esteja pensando na razão de a Lua não cair na Terra, devido à sua atração. Essa é uma outra história. Você a lerá no capítulo seguinte.
Do mesmo modo que a Terra atrai a Lua, o Sol atrai a Terra e a mantém em sua órbita. A gravitacão se estende a tudo. É universal.
Segurança nos automóveis
Adquirir bons hábitos ao volante é uma das melhores precauções que se pode tomar contra acidentes.Entretanto, algumas vêzes, os melhores motoristas sofrem colisões. Os especialistas aconselham o uso de alguns dispositivos que poderiam impedir injúrias fatais nos motoristas, em caso de acidente.
Quando um carro colide com outro ou com uma árvore, o retardamento do carro (desaceleração) pode ser tão pequeno quanto 2g ou tão grande quanto 20g.
Os ocupantes do carro continuam a mover-se para a frente. Experiências feitas com bonecos mostram que o motorista é usualmente lançado contra o volante e pode atingir a parte superior do vidro pára-brisa.
O passageiro que está à direita do motorista lança-se contra o vidro pára-brisa o a parte superior do painel de instrumentos.
Os passageiros do assento de trás freqüentemente são lançados para a frente, por cima. dos assentos dianteiros e também atingem o pára-brisa. Nos acidentes, as contusões na cabeça são as mais freqüentes.
Você pode instalar dispositivos protetores no seu carro. Cintos de segurança, firmemente presos ao carro, ajudarão a manter o motorista e os passageiros em seus assentos.
Cubra o volante com uma proteção para o tórax e ponha almofadas na parte superior do painel de instrumentos.
A almofada deve conter material de pequena densidade que absorve prontamente energia quando atingido.


A ação e a reação são sempre iguais
. Por estranho que pareça, sempre que você exerce uma fôrça em qualquer corpo êle exerce uma fôrça igual e contrária em você. Chute, uma bola de futebol com uma fôrça de 1 quilograma que ela exercera uma fôrça igual em seu pé. Dê um sôco num saco de boxe.A fôrça que seu punho exerce é igual à fôrça oposta exercida pelo saco em seu punho. Chamamos à fôrça, que atua no saco de boxe, de ação e à fôrça em seu punho, de reação.
Cada fôrça de ação é gêmea de uma fôrça de reação. Elas atuam em corpos diferentes. A ação e a reação são sempre iguais. Elas devem atuar em corpos diferentes. Essa é a terceira lei do movimento de Newton.
Num programa de rádio foi feita a pergunta: num choque de um automóvel com um caminhão, qual recebe o maior impacto? Naturalidade, nenhum dos dois, é a resposta; as duas fôrças eram iguais .
Você poderia perguntar por que o pequeno carro foi mais danificado que o caminhão, mas você mesmo poderá, com tôda a certeza, responder a essa pergunta.
Quando você dá um tiro de espingarda, a fôrça para a frente que acelera a bala é igual à fôrça de reação que atua na arma. Essa fôrça faz a espingarda "dar um coice" no seu ombro .

Ação e Reação. Qual dos dois sofreu o maior choque, à carro ou o caminhão?

Ação e Reação. A fôrça de ação acelera a bala. O que a fôrça de reação faz?
A fôrça de reação move os foguetes
Quando você solta um foguete ou um busca-pé nos festejos de São João, a pólvora no tubo queima ràpidamente. A combustão da pólvora produz gases e ocasiona alta pressão no tubo.Os gases são atirados continuamente para fora pela fôrça de ação. Êles exercem sobre o tubo uma fôrça de reação igual e contrária, que faz o foguete subir .
Muita gente pensa que os gases empurrando o ar produzem a fôrça, mas isso não é verdade. Os foguetes funcionam melhor no vácuo.

O estágio menor está em cima do maior. Que está fazendo a fôrça de ação? a fôrça de reação?
Você pode fazer uma demonstração do funcionamento de um foguete soltando um balão de borracha bem cheio, sem amarrar sua abertura. O ar será forçado a sair dêle e a fôrça de reação fará o balão mover-se ràpidamente pela sala.

Uma viagem de foguete à Lua.
Irá o homem à Lua? Os cientistas aprenderam a construir maiores e melhores foguetes, e a dirigi-los. Os foguetes atingiram uma altura de mais de 400 km acima da superfície da Terra.A distância à Lua é, entretanto, 384.000 km. Pesquisas intensas estão sendo realizadas nesse domínio e os cientistas norte-americanos e soviéticos já enviaram satélites, com um homem a bordo, em redor da Terra.
Para que um foguete possa escapar da atração gravitacional da Terra, êle deve atingir uma velocidade de 40.000 km por hora.
Cada estágio aumentará a velocidade do foguete e em seguida se desprenderá, quando o combustível armazenado nêle exaurir. O motor do primeiro estágio de um tipo de foguete queima uma mistura de óleo combustível e um oxidante líquido e produzirá um empuxo de cêrca de 100.000kg*.
Grimpas de grafite, automaticamente controladas, podem ser colocadas no jato para desvia-lo um pouco e, portanto, para guiar o foguete. Quando todo o combustível do primeiro estágio se tiver queimado, o foguete atingirá uma altura de 80 km e uma velocidade de 10.400km por hora. Então o primeiro estágio cairá.
O motor do segundo estágio terá um empuxo de cêrca de 10.000kg* e levará o foguete a uma altura de 500km e a uma velocidade de 22 500km por hora. O terceiro estágio, com um empuxo de 1000kg*, levará o foguete à velocidade de escape de cêrca de 40.000 km por hora, com a qual êle pode atingir a Lua.
Eis alguns pontos importantes a serem lembrados sôbre foguetes.
1. Os foguetes não precisam de ar para funcionar. Êles transportam o seu próprio oxigênio.
2. Quanto maior a quantidade de combustível transportada por um foguete, comparada com o "pêso morto" do corpo do foguete, tanto maior será a velocidade atingida pelo foguete.O "pêso morto" também tem de ser acelerado, de modo que quanto menor êle fôr, tanto melhor.
3. A velocidade final do foguete aumenta à medida que aumenta a velocidade de exaustão do jato. Portanto, os jatos de alta velocidade são os melhores.
4. Os foguetes providos de motores que usam combustíveis químicos provàvelmente não serão capazes de levar o homem à Lua. Só os motores nucleares conseguirão fazer isso.

Resumo
As fôrças resultantes aceleram os corpos.Primeira Lei de movimento de Newton. Se nenhuma fôrça resultante age num corpo, êle continua a se mover em linha reta com velocidade constante.
Segunda Lei de Newton: A aceleração de um corpo é proporcional à fôrça resultante que nêle atua.

A fôrça exercida no corpo é chamada ação e a fôrça oposta que êle exerce é chamada reação.
Terceira Lei de Newton. A ação e a reação são iguais. Elas agem sôbre corpos diferentes.
Massa de um corpo é a quantidade de matéria existente nêle e não depende de sua posição.
Pêso de um corpo é a atração que a Terra exerce sôbre êle e depende de sua posição.
Lei de gravitação universal de Newton: Dois corpos quaisquer se atraem com uma fôrça diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância de seus centros.
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