ERNEST RUTHERFORD
(1871 - 1937)

Ou pode colocá-la no elevador, que rapidamente a levará edifício acima.
Em ambos os casos, o trabalho realizado (pelo homem ou pelo motor do elevador) é o mesmo.
Esse trabalho é dado pelo produto do peso da mala pela altura em que se encontra o quinto andar.
Mesmo que o trabalho realizado pelo homem ou pelo motor do elevador seja o mesmo, há entre os dois modos de realizá-lo uma diferença.
O homem o executa lentamente, enquanto o elevador o realiza com rapidez.
Em outras palavras, o motor do elevador é mais possante que o homem.
Assim, uma locomotiva capaz de transportar em 2h um trem de uma cidade para outra é mais possante do que outra locomotiva que leva 3h para puxar o mesmo trem ao longo do mesmo percurso, ou seja, para realizar o mesmo trabalho.
Para exprimir a potência de uma pessoa ou de um motor, é necessário conhecer o tempo que cada um deles gasta para realizar um determinado trabalho.
Generalizando, podemos dizer que a potência com que uma força realiza um trabalho é a razão entre esse trabalho e o tempo gasto em sua realização.
Fonte: www.saladefisica.com.br
ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL
Como vimos na seção anterior, o corpo quando se encontra na altura h , dizemos que a força peso tem a capacidade de realizar um trabalho igual a mgh . Podemos então falar que o corpo quando se encontra na altura h ele terá uma capacidade de realizar trabalho portanto ele terá uma energia denominada de energia potencial gravitacional que será igual ao trabalho que o corpo poderá realizar ao cair. Portanto a energia potencial gravitacional de um corpo que se encontra a uma altura h do solo é dada por:

Fonte: www.brasilescola.com
ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL


Energia que o corpo adquire quando é elevado em relação a um determinado nível.
Ep = m.g.hEp = energia potencial (J)
m = massa (kg)
h = altura (m)
g = aceleração da gravidade (m/s2)
Exercícios de Fixação < Exercicios Criados Por Joanantha Matheus
Um corpo com massa de 2 kg está a uma altura de 160 m do solo. Calcular a energia potencial gravitacional desse corpo em relação ao solo, considerando g=10 m/s2.Determine a energia potencial gravitacional, em relação ao solo, de uma jarra com água, de massa 2 kg, que está sobre uma mesa de 0,80 m de altura, num local onde g=10 m/s2.


Energia Pontencial Gravitacional





Energia Potencial Gravitacional
No levantamento de um corpo, sem que ocorra variação de sua energia cinética, o trabalho realizado pelo operador representa a energia que está sendo doada ao corpo. Essa energia, associada à posição (altura) do corpo no campo gravitacional uniforme, denomina-se energia potencial gravitacional (Epg). Sua medida é dada pelo produto do peso do corpo pela altura em que se posiciona. Isto é:
ou


Repare que tal energia potencial é relativa a um nível de referência (nível onde se adota H = 0 e, portanto, Epg = 0).
Assim, quanto mais alto o corpo estiver, mais energia potencial o corpo terá em relação ao nível de referência adotado. Se o corpo estiver abaixo do nível adotado, a sua energia potencial será negativa (indicando que o corpo carece de energia para chegar ao nível de referência).


Resumo
Trabalho num levantamento

Energia potencial gravitacional

Exercícios Resolvidos
01. Uma bibliotecária apanha um livro do chão e o deposita numa prateleira a 2,0 m de altura do solo. Sabendo que o peso do livro vale 5,0 N e desconsiderando o seu tamanho, qual o mínimo trabalho, em joules, realizado pela bibliotecária nessa operação?Resolução
Supondo que no final do levantamento o livro não possua velocidade (Ec = 0), temos:

02. Uma bolinha de massa 0,10 kg, assimilável a um ponto material, encontra-se sobre uma mesa horizontal de altura 0,80 m, como indica a figura.

Calcule, admitindo g = 10 m/s2, a energia potencial gravitacional da bolinha:
a) em relação ao plano da mesa;b) em relação ao solo.
Resolução
a) h = 0
b) Epg = m · g · H = 0,10 · 10 · 0,80


Resolução
O acréscimo ocorrido na energia potencial do pilar de 1000 kg foi promovido pela variação de altura (elevação) do centro de massa do pilar. Isto é, o seu centro (C) eleva-se de h1 = 0,20 m (quando deitado) para h2 = 1,40 m (quando de pé).Dessa forma, temos:




>
Deixe seu Comentrio:
Temos Atualmente:
Temos Atualmente:
>
Categorias:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário