Karl F. Gauss (1777 - 1855)




Se A exerce uma força sobre B, também B exerce uma força sobre A. O princípio da ação e reação tem conseqüências aparentemente estranhas e, à primeira vista, difíceis de aceitar. Os objetos A e B podem ser, por exemplo, a Terra e a Lua. Então, não só a Terra atrai a Lua, mas também a Lua atrai a Terra, e as duas forças têm a mesma intensidade. Se A é uma pedra e B a Terra, chegamos à conclusão de que mesmo uma pedra atrai a Terra, e que a intensidade dessa força é igual ao peso da pedra. Mas como é possível que uma pedra atraia a Terra? Nunca se viu uma pedra, enquanto cai de uma torre, puxar a Terra para si. Essa aparente incoerência se esclarece se lembrarmos que a pedra e a Terra têm massas muito diferentes.
A Terra, cuja massa é grande, acelera pouco. 1 - De que modo se explica, por exemplo, o movimento de um barco a remo? O remador maneja o remo, empurrando a água para trás, enquanto o barco se movimenta para frente. O remador exerce sua força muscular sobre o remo e o remo exerce urna força sobre a pá.
A massa de água deslocada pelo remo reage sobre ele. 2 - Que força nos empurra, quando andamos? Quando você anda, exerce sobre o chão uma força para trás. Você produz uma força de atrito entre a sola do seu pé (ou do sapato) e o chão. O chão reage a essa força com outra força, também . de atrito, de mesma intensidade, mas de sentido oposto à que você aplicou. Esta força provoca seu movimento. 3 - A propulsão de foguetes, como a dos que levam os satélites artificiais até o espaço, por exemplo, também pode ser explicada pelo princípio da ação e reação. Quando, o combustível desses foguetes queima, produz-se uma grande quantidade de gases que são expelidos a uma grande velocidade.
O gás aplica força de reação sobre as paredes internas do foguete e é essa força que impulsiona o foguete.
>
Deixe seu Comentrio:
Temos Atualmente:
Temos Atualmente:
>
Categorias:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário