"OSCILAÇÕES EM NOSSA VIDA E A NOSSA VOLTA"
O fenômeno oscilatório está mais presente em nossas vidas do que geralmente observamos. Talvez não percebemos por vermos estas situações com tanta freqüência que não mais paramos para questionar ou refletir sobre.

Uma pedra caindo em um lago forma ondas concêntricas que se propagam pelo lago.
Pois bem, em um fenômeno oscilatório, cuja representação matemática mais corriqueira é uma onda (veja a figura abaixo), temos sempre um período que é o tempo em que temos um ciclo completo de alternâncias de estado para em seguida começar outro, uma freqüência que seria a quantidade de repetições de ciclos em uma unidade de tempo, uma amplitude que seria um valor máximo de variação da nossa onda, e uma intensidade, proporcional ao quadrado da amplitude e quase sempre em termos de energia.
Perfil de uma onda


Perfil de uma onda
Hertz é um sistema de medida de freqüência. Um sinal com a freqüência de um hertz quer dizer que este sinal se repete a cada segundo. Um sinal com 10 hertz diz que o sinal se repete dez vezes a cada segundo. Então a 99.8 MHz tem como a sua freqüência de transmissão a de 99.8 Megahertz, ou seja, noventa e nove milhões e oitocentos mil ciclos repetidos por segundo.
As ondas eletromagnéticas têm a vantagem de não sofrerem tanta atenuação quanto às ondas mecânicas. Atenuação é o quanto à onda perde em intensidade a uma certa distância.
Por isso que em shows a equipe técnica se utiliza daqueles autofalantes enormes e poderosos para que até os mais distantes possam ouvir os artistas. Enquanto que com um pequeno transmissor eletrônico você consegue enviar sinais a vários metros, quando não quilômetros, ou até mesmo a milhares de quilômetros.



A luz também é uma onda, no caso uma onda luminosa. Um sinal eletromagnético que oscila periodicamente em uma freqüência altíssima para os nossos parâmetros.
As cores são na verdade tipos diferentes de freqüências luminosas que chegam até o nossos olhos.



A nossa visão e audição juntamente com a voz, que constituem nossos principais meios para comunicação e percebermos o mundo a nossa volta, acontecem por meio de fenômenos oscilatórios.


As oscilações são as responsáveis pelo funcionamento de aparelhos como o auto-falante, o microfone, os toca-discos e muitos outros.
Átomos em um sólido podem ser estudados se considerarmos um sistema de molas ligando uns aos outros e que os mantêm todos unidos como um modelo para a vibração dos mesmos.




A ondulatória pode ser usada para compreender e ser aplicada nas transmissões via satélite, nos Raios X, nos Lasers, no amortecedor de um carro, na construção civil, na televisão e no rádio, no celular, no computador, no estudo de terremotos e em muitos outros setores e campos.

Entretanto, para se começar o estudo da ondulatória é necessário dominar e saber aplicar bem o modelo para o Movimento Harmônico Simples, um dos sistemas periódicos mais simples, sendo este o nosso objetivo.
A ondulatória pode ser usada para entender como funcionam os sistemas de transmissão via satélite.

>
Deixe seu Comentrio:
Temos Atualmente:
Temos Atualmente:
>
Categorias:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário